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O que é help desk e como essa ferramenta impulsiona operações

O que é help desk e como essa ferramenta impulsiona operações

8 min. de leitura
Agidesk
O que é help desk e como essa ferramenta impulsiona operações
12:27

Quando pensamos em suporte ao cliente, como garantir um ponto de conexão eficiente entre a empresa e seu público, onde dúvidas sejam esclarecidas e problemas resolvidos com agilidade? A resposta para essa questão está em um serviço que, nos tempos atuais, se tornou uma peça fundamental no atendimento: o help desk.

E a qualidade desse suporte faz toda a diferença. Um estudo do American Express aponta que 74% dos consumidores estão dispostos a gastar mais com empresas que oferecem um atendimento excelente¹. Isso reforça a importância de contar com um sistema eficiente, capaz de proporcionar uma experiência ágil e satisfatória. 

Antes de falarmos sobre os benefícios dessa ferramenta, o que exatamente é um help desk e como ele funciona na prática? Neste artigo, mostramos desde os conceitos mais básicos até tudo o que envolve essa solução. Vamos lá?

Antes de qualquer coisa, vale entender: o que é um help desk? 

Um help desk é um serviço de atendimento ao cliente que oferece suporte técnico e informações. Ele serve como ponto central de contato — podendo ser direcionado tanto ao cliente final, quanto às equipes internas de uma empresa — auxiliando na resolução de problemas e na resposta a consultas de maneira clara, rápida e eficiente. 

O funcionamento básico de um help desk envolve a recepção de solicitações, categorização, priorização e resolução dos chamados apresentados, sendo geralmente centralizados em uma plataforma de gestão de processos de atendimentos, que por sua vez, pode ser gerenciada internamente ou por meio de um serviço terceirizado.

Embora esses termos sejam frequentemente confundidos, é essencial entender as diferenças entre help desk, service desk e atendimento ao cliente: o help desk foca na solução de problemas técnicos imediatos, atuando de forma reativa para resolver incidentes rapidamente, enquanto o service desk tem uma abordagem mais estratégica, alinhada às melhores práticas de ITSM (Gerenciamento de Serviços de TI), caracterizado por oferecer um suporte mais abrangente, que inclui a gestão de mudanças e solicitações de serviço. Por outro lado, o atendimento ao cliente tem um escopo mais amplo, englobando todas as interações entre uma empresa e seus consumidores, não se limitando ao suporte técnico, mas também incluindo vendas, dúvidas gerais e relacionamento com o público.

Entendido o conceito! Mas na prática, como o ciclo de help desk funciona? 

Um help desk eficiente segue um ciclo estruturado, pensado para garantir a resolução de problemas da forma mais rápida e assertiva possível. Para que esse fluxo funcione perfeitamente, existe uma série de procedimentos bem definidos, que juntos, garantem um fluxo eficiente de atendimento ao cliente. Veja abaixo como cada etapa contribui para a construção de uma experiência impecável:

1. Recepção de solicitações: o primeiro contato

Quando um cliente ou colaborador enfrenta um problema, ele entra em contato com o help desk por algum canal, seja este por e-mail, telefone, chat ou um portal de atendimento. Nesta primeira etapa, o sistema não só servirá como um meio de registro e acompanhamento das informações: pense nele também como um meio de reconhecimento da demanda, onde o profissional responsável pelo atendimento colherá todas as informações necessárias para identificar o procedimento mais adequado a ser tomado a depender da situação.

2. Categorização e priorização: organização inteligente

Com a solicitação em mãos, a equipe do help desk entra em ação! Pense nessa etapa como a triagem de um hospital, em que o paciente é direcionado para o especialista adequado de acordo com a sua necessidade: com a plataforma classificando o problema conforme sua natureza — seja ele relacionado a TI, infraestrutura ou dúvidas operacionais, por exemplo —, os especialistas poderão agora agir de acordo com a sua complexidade e urgência.

3. Hora da resolução: a busca pela melhor solução

O próximo passo é a análise e resolução do problema. A solicitação é encaminhada para o agente mais capacitado para resolvê-la e caberá a ele acessar o histórico do cliente e a base de conhecimento da empresa ou utilizar ferramentas de diagnóstico e tudo mais que for necessário para encontrar a solução — até mesmo escalando para outros times, se considerar necessário.

4. Gerenciamento de tickets: transparência durante o processo

Cada solicitação registrada no help desk gera um ticket, um identificador único que permite acompanhar todo o ciclo de atendimento. Esse sistema garante que nenhuma demanda seja perdida ou esquecida, proporcionando maior controle, visualização e organização. Ao longo do processo, o ticket é atualizado com informações sobre o andamento da solicitação, mudanças de status e ações tomadas pela equipe de suporte, mantendo o cliente informado em tempo real para reforçar a confiança no serviço prestado.

5. Pós-atendimento: o cliente saiu satisfeito?

Ao chegar ao fim do atendimento, o trabalho ainda não terminou: é importante acompanhar o cliente, entendendo se suas expectativas foram de fato atendidas e se o atendimento foi conduzido da melhor maneira. Neste caso, como uma boa prática, costuma-se disponibilizar breves pesquisas de satisfação, enviadas via email ou realizadas por um contato telefônico de follow-up.

6. Monitoramento constante: trazendo melhorias para o processo

A última etapa do ciclo envolve a geração de relatórios detalhados, que fornecem métricas importantes extraídas do help desk, como tempo médio de resposta, volume de solicitações e nível de satisfação dos usuários. Com essas informações, as empresas podem identificar seus pontos fortes, áreas de atenção e gargalos, criando planos de ação ou ajustando processos diários para melhorar o suporte.

Que funcionalidades vou encontrar em um bom help desk? 

Para que um help desk seja versátil, completo e pronto para resolver qualquer problema, ele precisa contar com funcionalidades estratégicas que otimizem a gestão do atendimento e elevem a experiência do usuário.

Desde a triagem inteligente de solicitações até a geração de relatórios detalhados sobre a performance da equipe e de atendimentos, uma plataforma robusta deve ir além do simples registro de chamados: é preciso também ser pensada para os mais diversos tipos de situação e atendimento, contando com recursos de integração, automações, repositório de informações, dashboards interativos e múltiplos canais de atendimento.

A seguir, listamos os recursos essenciais que você deve priorizar ao escolher um sistema de help desk adequado para suprir com as necessidades do seu dia a dia:

Base de conhecimento

Imagine se seus clientes ou colaboradores encontrassem respostas para dúvidas frequentes sem acionar o suporte. Essa é exatamente a função da base de conhecimento, um repositório estruturado focado na resolução de problemas — independentemente do local e da hora —, reunindo artigos, tutoriais, FAQs e guias interativos sobre as operações da sua empresa e as características das suas soluções ou produtos.

Além de agilizar o atendimento, uma base de conhecimento bem construída alivia a carga da equipe de suporte, reduzindo o volume de chamados repetitivos e otimizando a operação como um todo, que, ao ter mais tempo disponível, pode se concentrar em demandas mais complexas e estratégicas. 

Chat omnichannel

No cenário atual, as pessoas se comunicam de diversas maneiras, e cada uma tem suas preferências quando se trata de canais de interação. Enquanto alguns clientes optam pelo e-mail pela formalidade e praticidade, outros preferem a instantaneidade de um chat ao vivo, a proximidade do telefone ou até a agilidade das redes sociais. Para garantir uma experiência de atendimento eficiente e satisfatória, um help desk moderno deve ser capaz de integrar todos esses canais de maneira coesa e manter a consistência e a qualidade do atendimento, independentemente do meio escolhido.

Com um atendimento omnichannel, a empresa amplia sua acessibilidade e proporciona mais comodidade aos seus clientes, o que não só melhora a experiência do consumidor, como também otimiza os processos internos, já que a centralização das interações permite um acompanhamento detalhado e preciso, resultando em maior satisfação e fidelização.

Fluxos de automação

Ao integrar fluxos de automação em um help desk, é possível digitalizar de maneira inteligente a triagem de chamados, proporcionando rápidas respostas às solicitações recorrentes ou direcionamentos específicos para os setores apropriados, sem a necessidade de intervenção manual.

Pense que, ao automatizar processos, sua empresa reduzirá significativamente o risco de erros humanos, oferecendo um suporte mais consistente e fluído aos clientes, com respostas ágeis e de acordo com um padrão de qualidade estabelecido — independentemente do volume de atendimentos.

Painéis de monitoramento

O monitoramento constante faz com que as operações estejam sempre no rumo certo, e mais: também permite uma abordagem proativa, onde a empresa não espera que os problemas se agravem, mas age de forma antecipada para melhorar a qualidade do suporte.

Com recursos de monitoramento em tempo real em mãos, organizações podem garantir uma experiência de atendimento cada vez mais personalizada, eficiente e alinhada às necessidades de cada cliente, obtendo insights valiosos sobre cada processo de atendimento e tendo mais firmeza para tomar decisões estratégicas quanto ao ajuste de fluxos de trabalho, a alocação de recursos ou o alinhamento de expectativas de clientes.

O que empresas ganham ao implementar um help desk? 

No final do dia, essa poderosa ferramenta garante um atendimento de qualidade, redução de custos, aumento de vendas, maior produtividade das equipes e fortalecimento da estrutura organizacional — reais vantagens para a manutenção da saúde do negócio e para obter destaque dentro de um mercado cada vez mais competitivo.

Listamos detalhadamente cada benefício trazido aqui em nosso artigo “Help desk: o segredo para transformar atendimentos e operações”. Caso queira se aprofundar no assunto, vale a leitura!

E por parte do cliente, qual o sentimento que fica?

Ao implementar um help desk, a experiência do cliente é indiscutivelmente aprimorada. Um sistema dedicado a compreender suas características e comportamentos transmite a sensação de um atendimento mais atencioso e sem obstáculos — demonstrando respeito e valorização do tempo. Isso faz com que ele se sinta verdadeiramente ouvido, compreendido e bem atendido, além de receber soluções eficazes para seus problemas.

Além disso, para o cliente, é essencial ter a certeza de que pode contar com um atendimento 24x7 — onde todas as interações com equipes e agentes são registradas, independentemente do canal, data ou horário. Isso fortalece a confiança no serviço prestado, melhora a percepção da marca e aumenta sua satisfação, criando oportunidades para transformá-lo em um promotor leal da empresa.

Escolher o melhor help desk pode ser simples quando se tem a Agidesk!

Escolher o sistema de help desk certo é crucial para maximizar os benefícios. Alguns fatores a serem considerados incluem a facilidade de uso, a escalabilidade, as funcionalidades oferecidas, as integrações com ferramentas e processos já existentes e o suporte ao cliente fornecido — e todos esses aspectos a Agidesk domina!


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¹ American Express, 2019
Disponível em: https://www.americanexpress.com/en-us/newsroom/ 

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