Software as a service — também conhecido como SaaS —, é um modelo de negócios em que o software é comercializado como um serviço, sendo acessado de maneira 100% online e diretamente pelo navegador, apenas por meio de um login e uma senha.
Esse formato tem prometido cada vez mais praticidade de contratação e facilidade de implementação, uma vez que tira das mãos das empresas contratantes a responsabilidade de lidar com os erros, instabilidades e manutenções constantes e oferece mais escalabilidade, flexibilidade e melhor custo-benefício.
Inclusive, segundo uma pesquisa da SkyQuest Technology¹, o crescimento do mercado global de SaaS atingirá mais de US$720 bilhões até 2028, sendo essa uma previsão comprova como a abordagem chegou para revolucionar a forma de se consumir tecnologia, especialmente entre empresas que têm apostado na construção de um futuro mais digital.
Neste conteúdo, você vai ver:
SaaStr Annual: como tudo começou
O SaaStr Annual começou como um simples blog no Wordpress, criado em 2012 por Jason Lemkin, que compartilhava suas experiências à frente da construção de uma startup SaaS que, em pouco tempo, atingiu 100 milhões de ARR (receita anual recorrente). Nesse espaço, Jason detalhava suas estratégias de desenvolvimento de produtos e aquisição de clientes, destacando as dificuldades, erros e acertos ao longo de sua jornada no empreendedorismo.
Os conteúdos logo ganharam popularidade entre profissionais e entusiastas de tecnologia, e em 2013, as discussões sobre temas diversos começaram a sair do digital e se transformar em encontros presenciais. Com isso, não demorou para que a frequência desses encontros aumentasse e a iniciativa evoluísse para o que conhecemos hoje como o SaaStr Annual, que teve sua primeira edição em 2015.
Atualmente, esse palco global de inovação tecnológica é uma das maiores conferências para empresas do segmento SaaS, oferecendo amplas oportunidades de networking para seus mais de 15 mil participantes de 60 nacionalidades e promovendo aprendizados por meio da exposição de cases de sucesso e da apresentação de tendências relacionadas a produtos, marketing e vendas.
Este ano, o palco pertenceu à inteligência artificial
Como previsto, a inteligência artificial dominou as discussões nesta edição do SaaStr Annual, com vários palcos dedicados ao tema, casos práticos apresentados por grandes empresas globais e a presença dos principais empreendimentos focados no desenvolvimento dessa tecnologia.
O termo, que surgiu por volta dos anos 50, tem ganhado cada vez mais força devido ao aumento dos investimentos na transformação computacional e à maior capacidade de processamento de hardwares e softwares.
“Discutiu-se muito sobre como essa tecnologia abre novas possibilidades e como a tendência é que ela se torne nativa em diversas funcionalidades de produtos para agregar valor às soluções e atuar como uma verdadeira agente de resolução para problemas reais.”
— Ricardo Karam, COO da Agidesk
Outro ponto interessante levantado durante o evento foi a criação de diferentes modelos de inteligência artificial, demonstrando a flexibilidade e a capacidade da tecnologia de evoluir de formas distintas, de acordo com o nível de complexidade das soluções integradas e das demandas específicas do mercado. Para conferir alguns exemplos de usabilidade que foram mencionados ao longo do evento, te convidamos a assistir o nosso webinar “Agidesk no SaaStr Annual 2024: as tendências do maior evento de SaaS do mundo”, disponível no YouTube.
As discussões promovidas no evento reafirmaram o quanto essa tecnologia ocupa um importante papel na potencialização das atividades humanas, em vez de substituí-las, e destacaram sua capacidade de revolucionar experiências, comportamentos e conceitos.
“A inteligência artificial deixou de ser apenas uma tendência emergente; hoje ela já é realidade.”
— Juliano Murlick, CSO da Agidesk
Do que mais se falou no SaaStr Annual 2024? A inteligência artificial foi a grande estrela, mas outros assuntos também tiveram seu brilho!
O SaaStr Annual 2024 trouxe insights valiosos para empresas de tecnologia e SaaS que buscam se adaptar ao mercado em rápida evolução. O grande destaque foi a inteligência artificial, mas vale citar outras pautas, soluções, tendências e estratégias que estão moldando o futuro dos negócios e se fizeram presentes durante o evento:
1. Soluções multiplataforma deram a volta por cima
No início de sua concepção, o modelo SaaS era visto como um nicho, focado em resolver problemas específicos de negócios. Hoje, no entanto, esse cenário evoluiu para um ambiente dinâmico, impulsionado pela criação de soluções multiplataforma que se adaptam às diversas necessidades e comportamentos dos usuários.
A filosofia que orienta o empreendedorismo moderno é clara: “pensar grande, começar pequeno e escalar rápido.” As startups são agora incentivadas a adotar soluções flexíveis e escaláveis, ajustando suas operações de forma ágil para acompanhar o crescimento e as mudanças do mercado.
Neste contexto, tem se percebido uma maior valorização na criação de soluções que abrangem diversos segmentos e departamentos, ao mesmo passo que garantem uma resolução de desafios com poucos, mas poderosos, recursos.
2. PLG é um gerador de demanda em potencial
O modelo de Product-Led Growth (PLG) é uma estratégia que coloca o produto no centro da jornada de vendas: em vez de depender apenas de marketing e vendas para atrair novos consumidores e amantes da marca, as empresas que adotam o PLG permitem que os próprios usuários, por meio de trials e versões gratuitas, explorem por conta própria o produto, suas funcionalidades e o valor oferecido.
Essa abordagem facilita a tomada de decisão, pois permite a quem está na outra ponta experimentar o impacto do produto antes de se comprometer financeiramente.
E empresas que adotam o PLG estão percebendo que essa abordagem não só gera mais engajamento, mas também o aumento na retenção, já que clientes entram no processo de compra com uma maior compreensão dos benefícios que a solução oferece.
3. Modulação de preços como a chave para uma boa negociação
A modulação de preços é uma prática cada vez mais comum no mercado de SaaS, especialmente em soluções multiplataforma.
Em vez de oferecer pacotes fechados, muitas empresas estão permitindo que usuários escolham e paguem apenas pelas funcionalidades que realmente precisam, tornando o produto mais acessível e diminuindo a barreira de entrada para novos clientes, que podem começar experimentando um pacote básico e expandir à medida que suas necessidades crescem.
A modulação de preços também facilita a educação digital, já que os clientes podem aprender gradualmente como outras funcionalidades podem beneficiá-los. Isso abre espaço para upsells naturais, uma vez que os clientes veem, na prática, o valor de atualizar para pacotes mais avançados.
4. Falando em cliente, lembre-se de colocá-lo sempre ao centro de suas decisões
Em um mercado cada vez mais competitivo, as expectativas dos clientes têm atingido novos patamares. Para alcançar o sucesso, as empresas devem adotar uma abordagem centrada no cliente, não apenas como um diferencial, mas como um imperativo estratégico.
Ao colocar o cliente no centro de suas decisões, as organizações são capazes de oferecer experiências personalizadas que atendem, ou na melhor das hipóteses superam as expectativas, resultando em maior retenção e lealdade a longo prazo.
E a coleta e análise de dados, neste caso, desempenham um papel crucial: com insights precisos sobre comportamentos e preferências, as empresas conseguem prever necessidades futuras e ajustar suas ofertas em tempo real, atendendo às demandas imediatas e construindo um relacionamento mais profundo e significativo.
5. Conexões valem ouro
Apesar de todo o avanço tecnológico, o valor das conexões humanas nunca foi tão importante! Experienciar o SaaStr Annual 2024 reforçou como o compartilhamento de experiências, desafios e soluções fortalece todo o ecossistema, sendo essa troca um dos principais ativos de empresas de sucesso.
Enquanto plataformas digitais e ferramentas colaborativas são essenciais para facilitar e amplificar essas interações, a verdadeira essência da construção do mercado permanece enraizada nas pessoas: são elas que criam redes de apoio, constroem parcerias duradouras e impulsionam a inovação, tornando cada conexão um ponto de transformação e crescimento.
Opinião Agidesk: o que podemos esperar para a próxima edição?
Participar deste evento é muito mais do que acompanhar o mercado SaaS; é entender como navegar e prosperar na nova realidade digital, aproveitando estrategicamente as diversas frentes do empreendedorismo.
O SaaStr Annual 2024 apresentou um futuro brilhante para empresas que estão dispostas a adotar novas tecnologias e modelos de negócios disruptivos. A integração com a inteligência artificial, o crescimento orientado por produtos (PLG) e a expansão das soluções multiplataforma são tendências que certamente não podem ser ignoradas, pois vieram para ficar.
As tecnologias abordadas nesta experiência imersiva não são tendências passageiras. Pelo contrário, são temas recorrentes, abordados com maior profundidade a cada edição, refletindo o aprendizado contínuo baseado em erros, acertos e novas oportunidades. Essa evolução constante reforça que as apostas tecnológicas, longe de estarem estagnadas, continuam se moldando ao cenário em rápida transformação.
“Se havia alguma dúvida sobre o rumo a seguir, o SaaStr Annual 2024 fez com que essa dúvida já não existisse mais: adaptar-se rapidamente às mudanças e abraçar a inovação é o verdadeiro diferencial competitivo para qualquer empresa que busca se manter relevante e crescer de forma sustentável. O futuro está claro – e ele pertence àqueles que sabem se reinventar.”
— Veridiana Cavalheiro, CEO da Agidesk
Algumas tendências trazidas pelo SaaStr Annual 2024 já são realidade na Agidesk!
Em breve faremos atualizações com inteligência artificial que trarão experiências ainda mais ricas para os usuários da nossa plataforma.
Mas, enquanto isso, que tal já se preparar para esse momento, explorando as funcionalidades de gestão de atendimento e processos que atualmente temos integradas em nossas soluções multiplataforma? Agende uma demonstração ou inicie uma avaliação gratuita. Estamos prontos para tirar suas dúvidas e entender os desafios, oferecendo recursos que se adequam às suas necessidades e que te posicionam à frente no mercado.
Fontes:
¹ O que eu aprendi ouvindo os papas da tecnologia na SaaStr 2022, 29/09/2022.
Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/09/iona-szkurnik-o-que-eu-aprendi-ouvindo-os-papas-da-tecnologia-na-saastr-2022/