Blog Agidesk

Da teoria à prática: transformando e inspirando negócios com a IA

Escrito por Agidesk | Dec 6, 2024 6:10:58 PM

De assistentes virtuais a operacionalização de demandas, a inteligência artificial está transformando profundamente a forma como as empresas do mundo inteiro aprimoram a inteligência de seus negócios e se conectam com consumidores, trazendo inovações disruptivas em diversas áreas e setores.

Neste artigo, convidamos Juliano Murlick, CSO da Agidesk, para compartilhar sua visão sobre como as tecnologias baseadas em IA estão impactando o ambiente corporativo, explorando os benefícios dessa transformação e como as empresas estão adotando esse grande recurso para ganhar agilidade e destacar-se no mercado.

Ao longo deste texto, você confere também os principais desafios e as oportunidades ao integrar a IA em atividades diárias e tem uma visão prática de exemplos que demonstram como as ferramentas e recursos dessa tecnologia podem ser aproveitados para potencializar ideias.

Por que a IA está no centro das atenções hoje?

Juliano: Embora o conceito de inteligência artificial tenha sido mencionado pela primeira vez em 1956, durante a Conferência de Dartmouth, realizada no Dartmouth College, nos Estados Unidos, seu impacto só começou a ser amplamente percebido com a popularização do que chamamos de IA generativa, uma tecnologia que basicamente permite a criação de novos conteúdos, como texto, imagens, músicas e vídeos.

O que explica o hype de hoje é justamente essa democratização. Copilotos e assistentes das mais variadas naturezas estão presentes no nosso cotidiano — seja nos celulares, redes sociais, plataformas de streaming ou nas ferramentas de comunicação ou produtividade.

Porém, limitar a inteligência artificial apenas ao campo da criação de conteúdo seria subestimar seu impacto. Se a imaginarmos como uma caixa de ferramentas, a IA generativa é apenas uma das opções disponíveis, existindo outros aspectos em seu ecossistema, que são igualmente transformadores para negócios, como análise preditiva, otimização e automação de processos e a personalização em larga escala.

Essa versatilidade reforça que a IA não é apenas um modismo, mas um conjunto de tecnologias robustas que estão redefinindo maneiras de pensar e agir em praticamente todas as empresas do mundo todo.

IA para os negócios: quais os desafios e oportunidades?

Juliano: A adoção de IA em empresas apresenta grandes possibilidades, mas também exige uma abordagem estratégica. Um erro comum é acreditar que a simples implementação dessa tecnologia resolverá todos os problemas rapidamente.

Organizar os dados da sua empresa deve ser, indiscutivelmente, o ponto de partida, justamente pelas informações serem a base para qualquer estratégia eficiente de IA. De nada adianta pensar em implementar essa tecnologia sem antes estruturar processos de mineração, qualificação e temporalização de todas as informações. Somente assim, as perguntas feitas para a IA gerarão respostas realmente precisas e alinhadas ao contexto e às necessidades do negócio.

Além disso, é fundamental criar uma cultura de inovação em torno da inteligência artificial, reforçando a todos que ferramentas baseadas em IA são aliadas no aumento da produtividade e até mesmo trazem novas perspectivas quanto à execução de tarefas, ações, planejamentos e decisões — sem o objetivo de substituir a função humana. 

Essa transformação começa com o incentivo à capacitação e engajamento das equipes, que precisam experimentar a tecnologia e obter o sentimento de benefício próprio para conseguir construir ou integrar soluções baseadas em IA capazes de contribuir com a evolução de clientes e da sociedade como um todo.

Como alinhar inovação à responsabilidade de proteção de dados?

Juliano: Com a expansão dessa tecnologia, a questão da privacidade de dados e conformidade com responsabilidades éticas e regulamentações, como LGPD, no contexto brasileiro, e o GDPR, no caso da Europa, têm se tornado imprescindíveis.

Na minha visão, as empresas devem desempenhar um papel ativo na construção de um futuro que equilibre inovação e regulamentação. O caminho mais eficaz para isso é participar ativamente desse tipo de debate, já que, estando ainda no início dessa nova era tecnológica, o potencial completo da IA permanece desconhecido. Precisamos acompanhar como essa tecnologia está sendo consumida, saber o que está acontecendo e, principalmente, entender todos os prós e contras para não sermos pegos de surpresa e garantir que seu uso seja sempre seguro e alinhado aos valores corporativos. 

Por isso, uma estratégia inicial eficiente é utilizar informações fictícias nas primeiras etapas de aprendizado. Essa prática permite que você compreenda melhor o viés ético de cada recurso, avalie como os dados do seu negócio são protegidos e verifique se o recurso estudado realmente atende às regulamentações, alinhando-se às expectativas de segurança e privacidade.

E na prática, onde a IA está sendo aplicada?

Juliano: Independentemente do setor, algumas funcionalidades da IA têm se destacado pela presença cada vez maior no cotidiano das empresas, como é abordado no e-book “Inteligência artificial em Ação: como a aplicação dessa tecnologia tem transformado negócios”.

Embora cada área ou segmento tenha suas particularidades, vou compartilhar uma visão geral sobre como a IA está sendo utilizada. Abaixo, destaco algumas das ferramentas que mais utilizo no meu dia a dia, abrangendo funcionalidades que otimizam produtividade, criatividade e automação de tarefas.

Essas ferramentas foram escolhidas por sua capacidade de transformar processos rotineiros, tornando atividades — que vão desde conversas assistidas por IA até a organização de ideias e geração de conteúdos visuais e textuais — muito mais eficientes, o que contribui significativamente para melhorar a performance e o alcance dos melhores resultados.

ChatGPT (OpenAI): assistente de IA que permite realizar conversas, brainstormings, redigir textos e obter respostas detalhadas e contextualizadas em diversas áreas. Extremamente útil para suporte em tarefas diárias, geração de conteúdo e automação de respostas.

Gemini (Google AI): plataforma de IA desenvolvida pela Google que oferece recursos avançados de processamento de linguagem natural e machine learning, permitindo a automação de tarefas complexas, geração de insights e suporte em análise de dados.

Anthropic (Claude AI): assistente de IA focado em segurança e alinhamento com valores humanos, criado pela Anthropic. O Claude é projetado para fornecer interações seguras e produtivas em uma ampla gama de tarefas, desde pesquisa até análise de informações.

Perplexity AI: ferramenta de IA projetada para responder perguntas complexas e fornecer informações detalhadas e precisas. Funciona como um mecanismo de pesquisa assistido por IA, oferecendo respostas contextualizadas e bem fundamentadas.

NotebookLM (Google): recurso da Google que utiliza IA para transformar anotações e documentos em insights organizados e de fácil acesso. Ideal para estudar e revisar materiais de maneira inteligente.

Tactiq: extensão que utiliza IA para transcrever reuniões online, como as do Google Meet ou Zoom, e gerar resumos automáticos das conversas, permitindo foco total nas discussões.

Otter.ai: plataforma de IA de transcrição automática de reuniões e entrevistas para transcrever áudio em tempo real e oferece resumos e análises. Muito utilizado pelo app no celular em reuniões presenciais.

Tome: trata-se de uma solução de IA para criar apresentações rapidamente. O Tome gera slides de maneira automática a partir de instruções simples, facilitando o processo de criar apresentações visuais profissionais.

HeyGen: ferramenta de IA que permite criar vídeos realistas com avatares. Muito útil para vídeos explicativos, treinamento ou apresentações, situações onde a participação de pessoas geram maior engajamento visual.

Midjourney: conhecida por ser uma plataforma de geração de imagens por IA, o Midjourney permite criar ilustrações a partir de descrições textuais. É ideal para design criativo, prototipagem visual e brainstorming artístico.

DALL-E 2: IA desenvolvida pela OpenAI que gera imagens criativas a partir de descrições em texto. É amplamente utilizada para design gráfico, arte digital e criação de conteúdo visual personalizado.

Grammarly: assistente de IA de escrita que ajuda a melhorar a gramática, ortografia, estilo e clareza em textos. Esse recurso é excelente para garantir uma comunicação profissional e precisa em diversos idiomas.

Sider.ai: assistente de IA que integra com o navegador e outras soluções para fornecer respostas rápidas e insights diretamente nas plataformas de uso diário, como documentos e e-mails.

Jasper.ai: ferramenta de IA voltada para a criação de conteúdo de marketing e copywriting. Ajuda a escrever postagens de blogs, descrições de produtos, anúncios e muito mais, tudo de forma rápida e criativa.

Speechify: conversor de texto em fala que utiliza IA para transformar documentos e textos em áudio. Ótimo para quem precisa ouvir documentos ou livros enquanto realiza outras tarefas.

Próximos passos: como implementar a IA no dia a dia?

Juliano: Para lideranças interessadas em explorar o potencial da IA, se posso contribuir com o processo de compreensão dessa tecnologia, minhas dicas são: não tenha medo de experimentar e, para isso, comece pequeno.

A inteligência artificial é uma porta aberta para a inovação. Teste hipóteses simples, explore novas possibilidades e utilize a tecnologia para obter sugestões que ajudem a desenvolver ideias. Dedique-se a entender como e quando a IA pode agregar valor, identificando cenários onde sua aplicação faz sentido e situações em que seu uso pode não ser tão vantajoso. 

Neste sentido, vale a pena expandir o uso da tecnologia gradualmente, adotando a princípio ferramentas simples de IA, como as que listei acima, para entender o funcionamento e se adaptar a esse novo formato de operacionalização. Com maior maturidade, avance para tecnologias mais avançadas que, ao serem alimentadas com dados, podem começar a trazer novas perspectivas, aumentar a eficiência de atividades, auxiliar nas tomadas de decisões mais relevantes e promover leituras de cenários e situações com mais precisão.

Inovar com a IA pode ser simples com a Agidesk!

Na Agidesk, estamos sempre aprimorando a experiência de nossos clientes, adotando tecnologias de ponta para desenvolver uma plataforma de gestão e automação de processos descomplicada e altamente configurável. Buscamos ouvir experts no assunto e trazê-los em nossas discussões, tanto para absorver ideias que podem ser implementadas, quanto para compartilhar tudo o que há de mais novo no mundo da tecnologia com você, como foi em nosso webinar “O poder da IA: como essa tecnologia está transformando perspectivas no mundo inteiro”.

Hoje, nossa solução de chat omnichannel conta com integração direta com o chat GPT, trazendo experiências ainda mais interativas e intuitivas para nossos agentes através de sugestões de respostas que simplificam conversas. Para conhecer essa funcionalidade na prática, solicite uma demonstração com nosso time de especialistas ou aproveite a avaliação gratuita de 14 dias. Será um prazer ajudar você nessa jornada de transformação digital!