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História Unipar: como otimizar atendimentos garantiu a satisfação de alunos

História Unipar: como otimizar atendimentos garantiu a satisfação de alunos

9 min. de leitura
Agidesk
História Unipar: como otimizar atendimentos garantiu a satisfação de alunos
11:01

É inegável o quanto a chegada da transformação digital e a formação de uma nova era de negócios cada vez mais conectados abriu novas oportunidades para o mercado e reinventou as interações entre as pessoas do mundo todo. 

Em contrapartida à essa evolução, vivemos em uma nova era comportamental, onde consumidores — que surgem dos mais diversos canais —, são cada vez mais exigentes e, naturalmente, nutrem grandes expectativas quanto ao atendimento ao cliente, esperando uma rápida e eficiente comunicação e resolução de problemas.

Essas mudanças impactaram diversos setores, e na área da educação não seria diferente: basicamente, oferecer a melhor experiência para alunos hoje – priorizando sua satisfação, ou até mesmo a superação de suas expectativas –, pode significar não apenas uma retenção, mas também uma maneira de ganhar destaque frente aos concorrentes e alcançar espaços no mercado, conquistando assim, novos interessados em ingressar na instituição.

Desafios no atendimento ao aluno da Unipar

No contexto educacional, os desafios no atendimento ao aluno são repletos de complexidades e variáveis. Um exemplo que ilustra muito bem esse cenário é o da Unipar, uma instituição com mais de 50 anos de história, nota máxima no conceito institucional do MEC, presente em 7 municípios paranaenses, com 10 campi e mais de 35 polos de apoio EAD.

No caso que destacamos aqui, a Unipar conta com um cenário de atendimento ao cliente que abrange as seguintes características:

  • Públicos diversos: os atendentes da instituição interagem diariamente com uma ampla variedade de perfis de alunos e responsáveis, o que exige uma adaptação em suas abordagens e comunicações a depender do nível educacional e da maturidade digital de cada pessoa;

  • Fluxos de relacionamento complexos: na experiência do aluno é normal que uma simples dúvida escale rapidamente, a nível de se transformar em um problema complexo que pode envolver a junção, análise e aprovação de documentos, ou até mesmo, precisar da ação de outros departamentos durante o atendimento, o que gera um efeito em cadeia de acúmulo de pendências que prolonga ainda mais o tempo necessário para responder às demandas e impacta diretamente na satisfação dos alunos;

  • Informações dispersas: o atendimento ao aluno pode acontecer por canais e agentes diferentes, o que abre margens para inconsistências na comunicação, duplicação de esforços e falta de continuidade no atendimento.

A adoção de uma nova ferramenta de gestão como solução

A otimização do atendimento ao aluno na Unipar não aconteceu da noite para o dia; foi o início de uma jornada que podemos dizer que segue em constante evolução. 

O primeiro passo da instituição foi identificar e analisar os desafios enfrentados no atendimento. Como consequência, a equipe logo percebeu a necessidade de repensar suas ferramentas de gestão de atendimento e processos — uma aposta ousada para uma instituição de ensino tradicional, mas que certamente tinha grande potencial de gerar impactos positivos nas operações e na reputação da Unipar.

Neste contexto, a escolha estratégica pela Agidesk ocorreu no início de 2024. A plataforma permitiu à instituição centralizar seus canais de comunicação (chatbot, e-mail e WhatsApp) e ganhar mais eficiência na análise de métricas de atendimento, já que, com o sistema antigo, a extração, mensuração e cruzamento de dados eram todos feitos manualmente. 

Hoje, essa decisão já viabilizou mais de 20.000 atendimentos, que foram gerados e resolvidos de forma mais simples e com uma abordagem moderna, acompanhando o estilo de vida dos alunos, que se comunicam por diferentes canais e de maneira cada vez mais digital.

Com a nova ferramenta, a leitura dos dados gerados pelos atendimentos também se tornou mais ágil, já que essa funcionalidade é nativa da Agidesk. Agora, a Unipar tem acesso a um quadro de métricas relevantes para o bom funcionamento e manutenção do atendimento, além de contar com um espaço dedicado à coleta de feedbacks — que já armazena mais de 15.000 registros desde sua implementação —, proporcionando uma visão holística das melhorias necessárias para garantir a satisfação dos alunos.

“A Agidesk é uma plataforma que aprimora a experiência do cliente, oferecendo uma gestão eficiente do atendimento. Centralizando informações, facilitando a comunicação entre equipes e permitindo o monitoramento em tempo real dos processos, o que aumenta a visibilidade e eficiência. Com isso, conseguimos responder mais rapidamente às solicitações dos clientes e resolver problemas
de forma mais eficaz. Isso resulta em uma experiência mais satisfatória e engajadora.”

– Marcia Vilanova, Supervisora de atendimento na Unipar

O que mudou no atendimento ao aluno da Unipar?

Desde a implementação da plataforma, as mudanças se tornaram evidentes e os benefícios da parceria entre a Unipar e a Agidesk foram significativos, não só na experiência do aluno, mas também na experiência das demais equipes interessadas no processo de atendimento. 

A seguir, destacamos as transformações que marcaram a realidade da instituição, evidenciando o foco na condução de um atendimento mais fluido, eficiente e centrado na satisfação dos alunos:

1. Comunicação omnichannel
Com a implantação da plataforma, a instituição rapidamente criou a central integrada de atendimento, um espaço unificado, projetado para priorizar o atendimento ao aluno, seja por chatbot, e-mail ou WhatsApp. 

2. Centralização de informações
Todas as informações coletadas ao longo das etapas de atendimento, estão hoje centralizadas em um único sistema, o que facilita o acesso a contextos importantes para tomadas de decisão ou geração de soluções certeiras.

3. Gestão e categorização de atendimentos
As informações geradas pelos atendimentos agora alimentam uma base de dados que pode ser facilmente acessada e categorizada, permitindo análises das principais dificuldades e desafios dos alunos. Com isso, é possível desenvolver ações eficazes para mitigar problemas e garantir a contínua satisfação no atendimento.

4. Acompanhamento de métricas de atendimento
Ter acesso em tempo real a métricas como tempo inicial de resposta e SLA para finalização do atendimento agora faz parte do dia a dia da equipe da Unipar, sendo essa análise essencial para levantar ações com foco na otimização do atendimento ao aluno.

5. Pesquisa de satisfação e canal para feedbacks
Pesquisas para mensurar a satisfação dos alunos também foram implementadas em todos os atendimentos e tem somado na identificação e construção de processos de melhoria da instituição.

Digitalizar sem perder a humanização no atendimento: é possível? 

Com todos esses ganhos e otimizações tecnológicas no atendimento ao cliente, é inevitável o surgimento de dúvidas e preocupações quanto à digitalização excessiva: times de atendimento se questionam quanto ao melhor jeito de garantir humanização, eficiência e eficácia no dia a dia, enquanto clientes se preocupam com a perda de uma comunicação personalizada.

Isso se reflete, inclusive, na pesquisa realizada pela Accenture¹, onde 73% dos consumidores dizem preferir interações humanas ao resolver suas dúvidas, fato que evidencia a importância de manter o toque pessoal no atendimento ao cliente, mesmo abraçando a transformação digital. 

No caso que trouxemos, a Unipar desde as primeiras conversas com a Agidesk, reconheceu os ganhos de produtividade e tempo ao utilizar a plataforma, mas também entende que a tecnologia por si só chegou mais como um potencializador das ações humanas do que como um meio de substituí-las. 

“Mesmo com a adoção de tecnologias, o segredo está em manter a humanização, garantindo que por trás das ferramentas digitais existam profissionais comprometidos com a empatia e o atendimento personalizado. Isso enriquece o atendimento ao aluno.”

– Marcia Vilanova, Supervisora de atendimento na Unipar

Atendimento como base para inovação e mudança

A parceria com a Agidesk foi essencial para a transformação na Unipar, demonstrando que a adoção de uma plataforma de atendimento completa pode enriquecer a experiência do aluno e abrir novas oportunidades para o setor da educação.

A Central Integrada de Atendimento, projeto que agora possui uma estrutura de atendimento à acadêmicos robusta e eficiente e o Conecta Unipar, o canal de atendimento omnichannel oficial da Unipar que acolhe as demandas, dificuldades e dúvidas de quem estuda ou pretende estudar na instituição, são exemplos disso.

Ao observar na prática as melhorias na gestão de atendimento e processos, a instituição logo entendeu que a plataforma Agidesk pode proporcionar muito mais, atendendo também a outras áreas e demandas: o plano é que a gestão iniciada no setor de atendimento se expanda e que, em breve, equipes de TI, financeiro, tutores, manutenção predial e telefonia também utilizem da plataforma.

Essa aposta em tecnologia também resultou na implementação de programas de educação digital e na capacitação contínua da equipe, com o objetivo de garantir que todos estejam preparados para as transformações digitais que estão por vir.

Otimizar atendimentos pode ser simples com a Agidesk!

A parceria entre a Agidesk e a Unipar revelou o impacto transformador que uma ferramenta de gestão de qualidade pode ter na criação de uma estrutura de atendimento com processos simples e descomplicados.

Se você se identificou com algum ponto dessa história e quer saber mais sobre como uma ferramenta de gestão de atendimento e processos pode impactar positivamente no atendimento ao aluno, acreditamos que irá gostar de ter à disposição o material extra “Transformação digital na educação: o caso de sucesso da Unipar” e de acompanhar mais detalhes dessa história assistindo ao bate-papo que tivemos com a supervisora de atendimento da instituição, Marcia Vilanova, durante o webinar “Inovação na Educação - Unipar e a Gestão de Atendimento em uma Instituição Nota Máxima no MEC”.

Explore as funcionalidades da nossa plataforma: agende uma demonstração ou inicie uma avaliação gratuita. Estamos prontos para tirar suas dúvidas e entender os desafios do seu atendimento ao cliente, oferecendo soluções que se adequam às suas necessidades e que te posicionam à frente no mercado.



¹ Inforchannel, 2020
Disponível em: https://inforchannel.com.br/2020/02/26/h2h-como-a-experiencia-humanizada-pode-ser-positiva-para-as-empresas/ 

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