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Suporte ao cliente: transformando problemas em oportunidades

Escrito por Agidesk | Nov 5, 2024 1:33:00 PM

A experiência do cliente vem se destacando cada vez mais como um fator decisivo para o sucesso de uma empresa, muitas vezes sendo considerada até mais importante do que o preço ou o próprio produto.

É inevitável que, em algum momento, toda empresa enfrente desafios no atendimento ao cliente. A diferença está em como esses desafios são tratados: é possível escolher apenas apagar incêndios, reagindo a problemas conforme a aparição deles, ou usar cada má experiência para aprender mais sobre as expectativas de quem consome seus produtos ou serviços e criar a base de um plano de otimização, focado em atender às necessidades de clientes e mitigar o surgimento de situações críticas ou constrangedoras.

Caso seu objetivo seja o de garantir que seu atendimento se torne o maior diferencial da sua marca, este artigo pode te ajudar nesta missão! Nesta leitura, você entenderá o que os atendimentos ruins podem significar para as empresas, como identificar possíveis falhas de atendimento e processos e quais as melhores ações a serem tomadas para uma gestão de problemas eficaz, capaz de transformar insatisfações em oportunidades.

Como uma experiência ruim de atendimento ao cliente afeta seu negócio?

Pense em um atendimento como sendo um castelo de cartas. Quando bem executado, cada carta é colocada com precisão e a estrutura permanece sólida e estável. No entanto, basta um deslize — um atendimento ruim ou uma falha no processo — para que todo o castelo desmorone, prejudicando a experiência completa. 

A diferença entre sucesso e fracasso está no cuidado e na atenção dedicados na montagem de cada andar desse castelo que sua empresa constrói. Se essa atenção não for devidamente aplicada, as consequências podem refletir nas seguintes situações:

  • Aumento da taxa de rotatividade: assim como quando você oferece uma ótima experiência há a fidelização do cliente, o contrário também pode acontecer. Ao oferecer atendimentos abaixo do padrão, sua empresa perde preciosos pontos de reputação e encoraja consumidores a buscarem por concorrentes.

  • Perda de fidelidade à marca: a fidelidade do cliente é um forte indicador da viabilidade de uma empresa no longo prazo, uma vez que clientes leais são duráveis. Com isso, o atendimento deficiente ao cliente afeta o valor da vida útil do cliente.

  • Maior custos de aquisição de novos clientes: quando constrói-se a fidelização do cliente por meio do atendimento, há uma grande probabilidade dele, espontaneamente, ser um promotor da empresa, criando um ciclo de indicações que reduz o custo de aquisição. No entanto, ao fornecer atendimentos ruins, empresas não cativam, e por consequência, precisam colocar mais esforço e investimento em marketing e publicidade para atrair novos consumidores.

  • Dificuldade em diferenciar a marca: em mercados competitivos, o atendimento ao cliente é um fator que pode fazer a empresa se destacar. Um serviço ruim retira essa vantagem, fazendo com que a empresa seja percebida como mais uma no mercado e prejudicando sua capacidade de estar à frente da concorrência.
  • Baixa moral da equipe: atendimentos ruins não afetam apenas os clientes, mas também a equipe, que ao lidar constantemente com reclamações ou com processos de atendimento ineficientes acaba por se sentir desmotivada e propensa a cair em um ciclo vicioso de insatisfação.
  • Aumento dos custos operacionais: falhas no atendimento geralmente levam ao aumento de retrabalhos, tempo gasto em resoluções e mais chamadas ao suporte. Tudo isso pode acarretar no aumento dos custos operacionais, impactando diretamente a margem de lucro do negócio.
  • Dificuldade em manter parcerias estratégicas: além dos clientes, parceiros e fornecedores também observam como uma empresa lida com seu atendimento e a gestão de problemas. Uma má reputação no suporte ao cliente pode prejudicar a confiança de parceiros estratégicos, comprometendo futuras colaborações ou negociações.

Identificando problemas comuns e suas soluções

O primeiro passo para otimizar seu atendimento está em identificar e fazer a gestão de problemas mais comuns enfrentados pelos cliente, desenvolvendo soluções eficientes e comunicando abertamente as melhorias feitas. 

Esse conjunto de atitudes reflete a transparência e proatividade da empresa, que deve, neste momento, concentrar-se em solucionar rapidamente as demandas de atendimento — priorizando, preferencialmente, as mais críticas e seguindo até as mais simples. Dessa forma, fortalece-se a confiança de todos os envolvidos.

Acompanhe abaixo rápidas iniciativas que podem ser incluídas no dia a dia do time para identificar os problemas mais comuns de atendimento:

Revisite a capacitação do seu time

Investir em treinamento contínuo e no desenvolvimento de habilidades interpessoais e técnicas dos colaboradores pode mudar a regra do jogo, uma vez que equipes bem treinadas são capazes de lidar com diversas situações de atendimento ao cliente de maneira eficiente e empática, fortalecendo a relação com a marca. 

Além disso, é importante criar um ambiente de trabalho positivo e motivador, onde os colaboradores se sintam valorizados e motivados para proporcionar um atendimento de excelência.

Repense processos

Por meio de conversas com o time, ou até mesmo da coleta de feedbacks de clientes, busque identificar os problemas recorrentes enfrentados durante o atendimento.

Categorize-os de acordo com sua complexidade e faça o exercício de desenhar cada cenário, levantando junto à sua equipe quais processos são ineficientes, quais precisam de melhorias e quais realmente funcionam. 

Em seguida, nas situações onde houver oportunidade de melhoria, desenvolva planos de ação que simplifiquem as interações ou revertam impressões negativas, focando na melhoria da experiência do cliente.

Analise se suas ferramentas são eficientes

Outra boa prática para avaliar a causa-raiz de problemas no atendimento está em revisitar periodicamente as ferramentas utilizadas. Ferramentas desatualizadas podem também ser responsáveis pelo comprometimento da experiência do cliente, uma vez que foram feitas para atender às necessidades de outros tempos.

A adoção de soluções modernas, de preferência com variados tipos de recursos de atendimento integrados, permite que os clientes resolvam os problemas do agora de forma mais rápida e independente.

Para conhecer os principais recursos tecnológicos que estão transformando as expectativas dos consumidores e o cenário atual do atendimento ao cliente, recomendamos a leitura do nosso whitepaper “A transformação digital no atendimento ao cliente: como a tecnologia está redefinindo a experiência do usuário”.

Estratégias para transformar problemas em oportunidades

Para transformar problemas em oportunidades de fidelização, é essencial adotar estratégias que tornem o atendimento mais eficiente, proativo e adaptado às necessidades de cada cliente. Entre as práticas mais eficazes estão: 

1. Autoatendimento

O autoatendimento promove autonomia e eficiência, sendo uma das maneiras mais eficientes de empoderar pessoas, permitindo que elas resolvam problemas por si só de maneira rápida e independente, sem precisar aguardar o suporte. 

A vantagem do autoatendimento vai além da economia de tempo; ele melhora a experiência do cliente ao possibilitar soluções acessíveis em diferentes formatos — como texto, mensagens ou vídeos — e dá à pessoa que está em busca de soluções o controle do ritmo da resolução do seu problema. 

2. Base de conhecimento

A base de conhecimento é o coração de um bom sistema de suporte ao cliente, exatamente por reunir informações relevantes sobre produtos, serviços, procedimentos e soluções para problemas comuns em um único local, permitindo que consumidores, e até mesmo a equipe interna, encontrem respostas para suas dúvidas sem precisar de ajuda direta. 

Esse recurso deve ser constantemente atualizado a partir das novas informações geradas pela empresa e feedbacks das pessoas pertencentes ao ecossistema. Assim, evitam-se as falhas de comunicação e cria-se uma experiência mais completa.

Caso queira entender mais sobre a importância e os benefícios de adotar a uma base de conhecimento, recomendamos também a leitura do nosso whitepaper “8 principais vantagens de implementar uma base de conhecimento”

3. Atendimento personalizado

O atendimento humano e personalizado continua sendo um diferencial valioso, especialmente quando a pessoa está enfrentando um problema mais complexo ou delicado. Esse tipo de suporte é essencial para acolher alguém que não está em um bom momento e, por isso, deseja ser ouvido e compreendido de forma ativa.

Mais do que focar na gestão de problemas, é importante criar um ambiente de confiança e empatia, mostrando que a empresa se importa com a experiência individual de cada pessoa. Para personalizar o atendimento de maneira eficaz, é preciso contar com agentes bem treinados e ferramentas que integrem dados relevantes sobre o histórico e preferências do cliente. 

Quanto mais personalizada a interação, maior a chance de transformar um problema em uma oportunidade, atuando ativamente na fidelização do cliente. 

4. Acompanhamento de métricas e resultados

Pense que promover um acompanhamento proativo, fazendo a análise de métricas de atendimento, pode ser um grande jeito de mapear oportunidades de melhoria, afinal, é somente por meio dessa ação que se consegue identificar padrões e tipos de insatisfação.

Uma estratégia importante, e que nem sempre acaba sendo parte da rotina de atendimento ao cliente, é realizar follow-ups com os clientes após a resolução de problemas. Essa iniciativa demonstra que a empresa se preocupa com a experiência a longo prazo e não apenas com a solução imediata.

Ter os dados ao seu lado, nessas horas, é a chave para se precipitar a problemas com potencial de se agravarem e abrir um espaço para feedbacks significativos. Essas atitudes reforçam a confiança do cliente e fortalecem a relação, podendo promover maior lealdade e a criação de um vínculo de longo prazo. 

De problemas a oportunidades: o suporte ao cliente pode fazer a diferença

Transformar falhas de atendimento em oportunidades é o que diferencia empresas que apenas reagem de forma imediata daquelas que realmente aprendem com cada interação. 

Ao adotar uma postura proativa de suporte ao cliente, investindo em autoatendimento, criando uma base de conhecimento sólida, personalizando o atendimento e tendo um olhar orientado à dados, sua empresa não apenas resolve problemas, mas fortalece relações e percepções sobre a marca. 

A capacidade de enxergar oportunidades em momentos críticos é o que gera uma experiência do cliente positiva e ajuda a construir uma marca reconhecida por sua excelência no atendimento.

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